sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Nicolinas 2009

Com o aproximar das Festas Nicolinas 2009 tem crescido em mim aquele arrepiozinho que todos os anos aparece por esta altura!
No entanto este ano surge com um gosto especial... já lá vão 10 anos!! Pois é... 10 anos que já passaram desde os tempos em que acordava e, logo pela manha, sentia o brio de vestir o meu traje, preparando-me para mais um dia de vida Nicolina.
Foram dois meses inesquecíveis, onde a amizade, camaradagem, espírito de grupo, união e, acima de tudo, o orgulho tomava conta daqueles 10 miúdos (sim presidente, incluo-te a ti também), enchendo-os de garra e vontade de realizar as melhores festas de sempre!!
Foram dois meses em que as peripécias se acumularam em catadupa, uma atrás da outra... recordo-me das chuvadas e do sol que se abatiam sobre o negro das nossas capas... recordo-me do romper das solas dos nossos sapatos, rasgadas pelo calcutear das calçadas... recordo-me do cheiro da Macieira embrenhado em todo o nosso traje... recordo-me do barulho do chupar a ultima gota do copo... recordo-me dos Filinto Elísios entoados de goela cheia... recordo-me das amarguras por nós vividas... recordo-me das alegrias sentidas...
Mas do que me recordo mais é daquele sentimento que não tem nome! Daquele sentimento que só nós conhecemos! Daquele sentimento a que todos chamamos de Espírito Nicolino! Esse espírito que não se define, apenas se sente... e que apenas 10 miúdos de Guimarães por ano o sentem pela primeira vez...!

Da saudade desses tempos, que hoje eternizo com estas palavras, ficam os laços para uma vida, a amizade e cumplicidade que nos une... a vocês, meus irmãos de armas, vos dedico este meu reviver! A vocês vos agradeço este e todos os momentos que vivemos em conjunto!!

Fafe (Presidente 1999)
Luís (Vice-Presidente 1999)
Dino Faísca (Tesoureiro 1999)
Rui (Monka) (Secretário 1999)
Pedro (1º Vogal da Academia 1999)
Frank (2º Vogal da Academia 1999)
Fumega (Sub-chefe de Bombos 1999)
Adelino (2º Vogal de Festas 1999)
e claro... grande Vina!!!! (Chefe de Bombos 1999)

A todos vós... o meu:
FILINTO ELÍSIO!
DA VELHA FRANÇA!
ENCHEI-ME A PANÇA DESTE LICOR!!!!
QUE PENA EU TENHO...
QUE AS MINHAS TRIPAS...
JÁ NÃO SUPORTEM MAIS 100 000 PIPAS!!
TODOS ATIRADORES ATIRA ATIRA!!!

4 comentários:

  1. O barulho do chupar é que é mais esquisito... ehehe. Parabéns, mister.

    ResponderEliminar
  2. Becas,

    Em primeiro lugar, congratulo-te pelo teu blog, parabéns!

    Em segundo, um voto particular de parabéns ao texto recentemente publicado.

    Obrigado por me fazeres rever e reviver com este recordar. Impressiona-me... Sejamos de que ano formos, seja 1999 seja 2002, o sentimento é igual e as experiências e pripécias são idênticas. Isto é que é especial e por isso, o porquê de só nós sentirmos aquela coisa de "espirito nicolino"! Diria mais, o sentimento e experiência é trasnversal a todos os anos de Nicolinas e isso, faz de nós (pelo menos eu sinto!) uns gajos sortudos e previlegiados por um dia termos decidido dar-mos um passo em frente e pertencermos a uma comissão de festas Nicolinas e hoje sintirmo-nos orgulhos por isso.


    Um grande abraço,

    Frederico M. Gonçalves

    ResponderEliminar
  3. Não me quero armar em velho, mas quando fiz também 10 anos, tive num dia sem mais nem quê, um sentimento em tudo semelhante ao teu. Só que como era mau aluno em tudo, especialmente a Língua Portuguesa, não me deu para escrever nada.

    Apenas guardei para mim.
    Once in a live time.

    1Abraço

    ResponderEliminar
  4. Parabens malota. Gostei das palavras e do cheiro do traje, essa já nem me lembrava.

    Abraço Nicolino
    Pi

    ResponderEliminar